Existem Competências Essenciais?
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Por mais incrível que possa parecer, sim existem competências que são essenciais para a inteligência de mercado; analogamente existem competências que são para o cargo.
Independente de que faculdade você frequentou, qual curso formou-se ou quais as competências técnicas você possui e pode provar, se não possuir algumas competências não formais no campo das humanas você estará à mercê de uma boa colocação.
Estamos presenciando a um bom tempo e, atualmente um grande número de empresas enfrentando dificuldades para preencher vagas existentes, bem como no outro extremo, um grande número de pessoas com boa formação técnica e acadêmica, que não conseguem colocar-se ou recolocar-se nestas vagas oferecidas.
Porque estamos presenciando este cenário nas duas pontas do mercado?
Para entender melhor esse fenômeno moderno, precisamos lembrar que existem exigências veladas, não reveladas explicitamente na descrição das funções desejadas. Como a grande maioria dos profissionais, tradicionalmente se preocupam apenas com a parte técnica funcional do cargo, esquecendo de desenvolver suas habilidades básicas nas relações humanas, no autoconhecimento entendendo-se como um ser integrado e integral, e por estes motivos, acabam não conseguindo preencher as vagas ofertadas.
Numa lista de mais de 24 Competências básicas para a Inteligência de mercado aceitas por todos os grandes analistas e principais escolas de educação corporativa, existem 5 que são essências para o crescimento do profissional e das organizações, sendo elas:
Inteligência Interpessoal – Saber lidar com as emoções e ter autocontrole – Todo profissional precisa saber como gerenciar suas emoções e assim entendendo a si entenderá e saberá lidar com os outros;
Capacidade de Resolução de Problemas Complexos – Saber pensar fora da caixa – Quando enxergamos os problemas como oportunidades e temos técnicas para resolvermos fica muito mais fácil crescer e manter-se no cargo;
Flexibilidade – Habilidade para Lidar com Dados e Novas Tecnologia – “O analfabeto do futuro não será aquele que não sabe ler e escrever, mas sim, aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender coisas novas” Alvin Toffler – Os avanços tecnológicos nos fazem eternos aprendizes. Quem não possuir a maturidade emocional para desenvolver a flexibilidade frente aos novos desafios, estará fadado a ser expurgado pelo mercado;
Comunicação Eficaz – Saber se comunicar não é apenas uma necessidade de profissionais em cargo de confiança. Saber vender suas ideias e ter uma comunicação eloquente, assertiva é garantia de crescimento pessoal e profissional;
Liderança – Liderar está muito acima de qualquer outra competência – Saber conduzir pessoas, fazer com que as pessoas enxerguem além da curva é essencial para este momento do mercado.
Dica de ouro: Invista no desenvolvimento de competências comportamentais.
As maquinas faram o serviço pesado, entender de maquinas e de tecnologia não estará mais em pauta: ou entende ou estará fora. Cada vez mais o mercado precisará de pessoas capazes de entender do ser humano, é isso que fará a diferença na sua vida e certamente seu futuro será promissor.
Antonio Gonçalves é Associado Master do grupo Master Mind Brasil e Fundação Napoleon Hill Brasil, Para o Vale do Itajai, Planalto Serrano e Meio Oeste Catarinense e Especialista em Liderança Global (The Global Leadearship) pela University of California, San Diego – School of International Relations and Pacific Studies.