Como ter uma VISÃO ESTRATÉGICA – Dica 02
Hoje vamos apresentar 8 dicas de como ter uma Visão Estratégica superior. Confira quais são os 8 comportamentos que farão você ter mais resultados!
O primeiro comportamento é estar Centrado no Cliente, o que supõe entendê-lo bem, assim como aos consumidores: Quem são os clientes? Quem são os consumidores? Estão satisfeitos? Quais são as suas preocupações? O que é que os faria deixar de ser clientes? O que faria com que os clientes e consumidores continuassem ou não satisfeitos no futuro? Todos sabemos da enorme importância da mudança dos gostos dos consumidores e como isto pode fazer mudar os produtos e serviços.
O segundo comportamento é Inovar. Comecemos por uma pergunta apropriada para alunos de uma escola de negócios: Se estivesse no negócio do lápis, o que é que faria para inovar? Uma boa resposta que sintoniza com a nossa atual preocupação com o ambiente poderia ser: um lápis bonsai. Na realidade, um lápis parecido já existe: o Lápis Sprout: primeiro lápis sustentável no mundo que pode ser plantado depois de usado, dando origem a uma planta.
O terceiro é Analisar e resolver problemas. Esta é uma competência acompanhante necessária como poucas. Os líderes que são melhores em análises e solução de problemas são percebidos como muito eficientes em visão estratégica.
O que os dados parecem confirmar é o seguinte: quem é bom em visão estratégica consome tempo para fazer uma análise cuidadosa, investigação dos factos, experimentação e prognóstico consequente.
O quinto comportamento é crítico para desenvolver a Visão estratégica: Comunicar poderosamente. Como líder, comunicar onde se está e qual é o caminho que falta fazer é absolutamente crítico. As estratégias são inúteis se os demais não acreditam nelas ou não as entendem. Por isso, os líderes devem ter competências de comunicação, começando por ajudar os outros a acreditar que uma visão de futuro é possível, ajudando-os a que conectem o seu trabalho com a estratégia da empresa, e deixar claro quais são as prioridades.
Outra competência chave é Estabelecer objetivos exigentes, ambiciosos. Esta é a melhor maneira de lograr objetivos incrementais, o que supõe mais esforço, mais dedicação e mais orçamento, mas também (o que às vezes não se tem em conta) mais aprendizagem e mais compromisso dos colaboradores, o que não é, nem muito menos, uma consequência menor.
Perspicácia empresarial significa ter um profundo conhecimento do negócio da empresa e tecnologia correspondente. Esta capacidade permite ao líder descobrir novos nichos de inovação e vantagem competitiva.
Inspirar e Motivar os outros. Sem inspiração, as estratégias permanecem em papel molhado. Dizia Peter Drucker que a missão do dirigente é “definir a visão da empresa e mobilizar as energias humanas com o fim de a alcançar”. O comportamento inspirador é a magia que impulsiona a execução.
Para terminar, um programa de desenvolvimento de líderes deveria considerar o treino naqueles comportamentos acompanhantes que ampliam a Visão estratégica: retirar o medo à inovação, entender os clientes e seus problemas, analisar os fatos que concorrem no contexto e no mercado e os pontos fortes e oportunidades da organização. Tal como destacamos, treino em comunicação, adquirir perspicácia no negócio e na tecnologia utilizada, estabelecer objetivos ambiciosos e motivar os demais para os conseguir.
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