Digite a palavra-chave

post

Como ter uma VISÃO ESTRATÉGICA – Dica 02

 

Hoje vamos apresentar 8 dicas de como ter uma Visão Estratégica superior. Confira quais são os 8 comportamentos que farão você ter mais resultados!

O primeiro comportamento é estar Centrado no Cliente, o que supõe entendê-lo bem, assim como aos consumidores: Quem são os clientes? Quem são os consumidores? Estão satisfeitos? Quais são as suas preocupações? O que é que os faria deixar de ser clientes? O que faria com que os clientes e consumidores continuassem ou não satisfeitos no futuro? Todos sabemos da enorme importância da mudança dos gostos dos consumidores e como isto pode fazer mudar os produtos e serviços.

O segundo comportamento é Inovar. Comecemos por uma pergunta apropriada para alunos de uma escola de negócios: Se estivesse no negócio do lápis, o que é que faria para inovar? Uma boa resposta que sintoniza com a nossa atual preocupação com o ambiente poderia ser: um lápis bonsai. Na realidade, um lápis parecido já existe: o Lápis Sprout: primeiro lápis sustentável no mundo que pode ser plantado depois de usado, dando origem a uma planta.

O terceiro é Analisar e resolver problemas. Esta é uma competência acompanhante necessária como poucas. Os líderes que são melhores em análises e solução de problemas são percebidos como muito eficientes em visão estratégica.

O que os dados parecem confirmar é o seguinte: quem é bom em visão estratégica consome tempo para fazer uma análise cuidadosa, investigação dos factos, experimentação e prognóstico consequente.

O quinto comportamento é crítico para desenvolver a Visão estratégica: Comunicar poderosamente. Como líder, comunicar onde se está e qual é o caminho que falta fazer é absolutamente crítico. As estratégias são inúteis se os demais não acreditam nelas ou não as entendem. Por isso, os líderes devem ter competências de comunicação, começando por ajudar os outros a acreditar que uma visão de futuro é possível, ajudando-os a que conectem o seu trabalho com a estratégia da empresa, e deixar claro quais são as prioridades.

Outra competência chave é Estabelecer objetivos exigentes, ambiciosos. Esta é a melhor maneira de lograr objetivos incrementais, o que supõe mais esforço, mais dedicação e mais orçamento, mas também (o que às vezes não se tem em conta) mais aprendizagem e mais compromisso dos colaboradores, o que não é, nem muito menos, uma consequência menor.

Perspicácia empresarial significa ter um profundo conhecimento do negócio da empresa e tecnologia correspondente. Esta capacidade permite ao líder descobrir novos nichos de inovação e vantagem competitiva.

Inspirar e Motivar os outros. Sem inspiração, as estratégias permanecem em papel molhado. Dizia Peter Drucker que a missão do dirigente é “definir a visão da empresa e mobilizar as energias humanas com o fim de a alcançar”. O comportamento inspirador é a magia que impulsiona a execução.

Para terminar, um programa de desenvolvimento de líderes deveria considerar o treino naqueles comportamentos acompanhantes que ampliam a Visão estratégica: retirar o medo à inovação, entender os clientes e seus problemas, analisar os fatos que concorrem no contexto e no mercado e os pontos fortes e oportunidades da organização. Tal como destacamos, treino em comunicação, adquirir perspicácia no negócio e na tecnologia utilizada, estabelecer objetivos ambiciosos e motivar os demais para os conseguir.

E aí, gostou das dicas de hoje? Compartilhe com seus amigos!

Sem comentários

Dê sua opinião

Seu endereço de email não será publicado.

Enviar Mensagem
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?
Powered by